segunda-feira, 21 de junho de 2010

Censura do governo norte-americano




Foto: Divulgação

 Imagem censurada nos EUA para evitar o pânico

Todos nos lembramos dos ataques terroristas do “11 de setembro”. Mas, com certeza, o que chega automaticamente às nossas mentes, quando alguém comenta sobre o assunto, é a queda das torres gêmeas.

Durante o ano de 2001, as imagens mais divulgadas nos meios de comunicação foram aquelas em que dois aviões Boeing 767 da American Airlines atingiram as duas principais torres do complexo Word Trade Center. Por muito tempo, os americanos viveram na sensação de um possível novo ataque terrorista. A imagem acima, que mostra um homem se jogando de uma das torres gêmeas no momento do ataque, foi censurada pelo governo americano, sob a alegação de que sua divulgação poderia aumentar a onda de pânico já existente.

Mas é claro que não se tratava apenas disso. Após o “11 de setembro”, como são chamados até hoje os ataques terroristas, os Estados Unidos se preparavam para entrar em uma guerra contra o terror, assim denominada pelo então presidente George W. Bush. Sendo assim, divulgar a foto de um americano pulando de uma as torres seria demonstrar covardia por parte do povo americano.

Em nome da guerra instaurada, muita coisa foi censurada pelo governo americano. A imagem acima é apenas um exemplo disso.


Por Suelen Barboza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário