terça-feira, 29 de junho de 2010

A literatura contando a tragédia

Confira aqui no blog mais algumas opções de livros sobre o tema “11 de setembro”. Outras opções podem ser conferidas na edição especial do Questão de Ordem intitulada “'11 de setembro', 10 anos”.

Veja abaixo o nome do livro, o do autor e uma pequena sinopse de cada um deles.


Homem em Queda, de Don Delillo

Foto: Divulgação
A aterrorizante imagem de um homem em queda da torre norte do World Trade Center após os ataques de 11 de Setembro dá nome a este livro do premiado romancista Don DeLillo. No livro, DeLillo acompanha o advogado Keith, um sobrevivente que reavalia sua vida após os ataques, e suas relações com personagens nova-iorquinos. Ao narrar a jornada de Keith, De Lillo oferece ao leitor uma poderosa observação das reações humanas aos ataques terroristas e do estado mental dos americanos após o ataque.


Foto: Divulgação
Vulto das Torres, de Lawrence Wright

O Vulto das Torres é a reportagem mais extensa já realizada sobre a Al Qaeda e os ataques que o grupo promoveu nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. O livro também examina detalhadamente as falhas dos serviços de inteligência americanos na prevenção dos atentados.




À Sombra Das Torres Ausentes, de Art Spiegelman

Foto: Divulgação
Art Spiegelman tenta retratar neste livro só de HQs, para tentar retratar o que se passou com os estadunidenses após os atentados de 11 de setembro de 2001, que mataram mais de três mil pessoas. Bem diferente da imensa maioria dos cidadãos dos Estados Unidos, Spiegelman faz uma crítica contundente a George W. Bush e seu modelo de governo, e também à xenofobia que tomou conta das pessoas, em relação a outros povos.



Postado por Rammom Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário